IDPASC school 2017: Hands on Particles and Light

IST activities (12, 13 julho 2017) (by Fernando Barao, Pedro Assis)


Introdução

Local: sala P8 (Dep de Física, 1º andar)

No quadro da escola IDPASC "Hands on Particles and Light", vão decorrer no IST dois dias de actividades que incluem palestras e actividades com experimentação relacionada com raios cósmicos. Para as actividades experimentais, os alunos serão divididos em grupos de 3 elementos e cada um dos grupos deve ter pelo menos um computador pessoal a trazer pelos alunos.

Actividade experimental
Medida da taxa de muões cósmicos com dois ou três detectores cintiladores
Neste trabalho, proceder-se-á à medida da taxa de muões cósmicos que atravessam dois/três detectores cintiladores, colocados no topo do edifício do departamento de física.
Estes detectores são correntemente usados para a medida de chuveiros cósmicos, quando colocado a uma certa distância um do outro.
Os alunos devem fazer as medidas das taxas de muões, e avaliar a sua variabilidade ao longo dia. Eventuais correlações da taxa de muões com as condições atmosféricas podem ser observadas (ver site meteo.ist.utl.pt). As medidas realizadas podem ainda ser comparadas com uma estimativa da taxa de muões a ser realizada através de um programa monte-carlo em C++ e no quadro de ROOT.


Análise de dados

Calendarização

12/julho (4a feira)

09H30-13H00: sessão da manhã (sala P8)

13H00 - 14H30: almoço

sessão da tarde


13/julho (5a feira)

09H30-12H30: sessão da manhã

14H00-17H00: sessão da tarde


Fernando Barao
Last modif: 4 Julho 2017